DIAS 17, 18 e 19 de Outubro

Ementas dos Grupos de Trabalho de Pós Graduação

GT 1 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES

Práticas, atribuição de sentidos e representações midiáticas

Coordenação: Profa. Dra. Marcia Perencin Tondato

Ementa: O GT Comunicação, Consumo e Identidades discute questões relacionadas aos processos de significação e ressignificação inerentes ao complexo contexto da contemporaneidade e às possibilidades de abertura para leituras diferentes e divergentes em discursos mediados pelo cotidiano e pela cultura, abrangendo reflexões sobre a construção teórico-prática das inter-relações comunicação, identidades e consumo (e não consumismo). Com tais preocupações, o GT agrega pesquisas sobre: a) processos de produção, circulação e apropriação de bens advindos das práticas de comunicação midiática e interfaces com o consumo material e simbólico; b) relações sociais, de classes e de gêneros, mobilizadas na sociedade complexa a partir de processos comunicacionais e práticas de consumo; c) atribuições de sentido e constituição de identidades nos ambientes comunicacionais característicos por uma sociedade midiatizada; d) as representações ficcionais seriadas, entendidas como espaços de interlocução de saberes, práticas e culturas.


 

GT 2 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E NOVOS FLUXOS POLÍTICOS

Questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero

Coordenação: Profa. Dra. Rose de Melo Rocha

Ementa: Considerando a centralidade dos processos de comunicação e das práticas de consumo na cena contemporânea, compreendendo a política em sentido amplo, em suas expressões não institucionais e cotidianas; o GT investiga novos fluxos políticos associados a: a) ativismos e manifestações estético-políticas vinculadas a questões geracionais, raciais e de gênero; b) ações de trânsito (urbano/digital; midiático/massivo; ético/estético) atinentes à midiatização do social, à espetacularização e à iconicização do capital; c) cosmopolitismos, diásporas, glocalidades e processos pós-periféricos articulados ao consumo (material e simbólico); e d) dinâmicas bottom-up e práticas contra-hegemônicas nas sociedades midiáticas e do consumo, com suas narrativas, politicidades e expressividades.


 

GT 3 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADE

Coordenação: Profa. Dra. Gisela G. S. Castro

Ementa: Este GT tem a intenção de congregar reflexões e fomentar discussões acerca do papel da comunicação e das lógicas de consumo na promoção de modulações nos modos de ser e de estar junto. Interessa-nos analisar as práticas de comunicação e consumo em sua articulação com: a) transformações perceptivas, cognitivas e/ou afetivas em ambientes supersaturados de mensagens comerciais; b) as dinâmicas do entretenimento, as estratégias midiáticas e mercadológicas no fomento a certos modos de ser e de viver; c) a mercadorização do cotidiano, o consumo da experiência e a experiência do consumo; d) afetividade, sociabilidade e subjetividade nas redes sociais digitais; e) estereótipos, preconceitos e modelos sociais alternativos na cena midiática; e f) as imagens do envelhecimento e seus discursos; entre outras questões relevantes.


 

GT 4 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E MEMÓRIA

Coordenação: Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes

Ementa: As conexões entre comunicação, consumo e memória permitem considerar o consumo como código cultural que gera informações de tal sorte que o consumo de formas materiais, midiáticas, simbólicas, afetivas ressignificam temporalidades, espacialidades e a própria memória. Como invenção e reconstrução, a memória, em variadas perspectivas, se externaliza e se materializa além das histórias individuais e coletivas de seus sujeitos, por meio da biografia de objetos, mercadorias e marcas. Este GT acolhe pesquisas e reflexões acadêmicas dedicadas a pensar as intersecções: a) consumo, memória e culturas (popular/tradicional/massiva/midiática/digital); b) consumo, memória e temporalidades; c) consumo, memória e espacialidades; d) consumo, memória e política; e) consumo e memória nas teatralidades juvenis; e) consumo, memória e entretenimento; f) consumo, memória e arte; g) consumo, memória e performances; h) consumo, memória, patrimônios e arquivos; i) consumo, memória e esquecimento; j) consumo, memória e processos cognitivos.


 

GT 5 – COMUNICAÇÃO, DIVERSIDADE E BIOPOLÍTICAS DO CONSUMO

Coordenação: Profa. Dra. Tânia Hoff

Ementa: Considerando o cenário contemporâneo de midiatização profunda e múltiplas crises, este GT tem por objetivo investigar práticas discursivas e biopolíticas do consumo relacionadas à diversidade, de modo a problematizar: a) aspectos das biopolíticas e das biossociabilidades no contexto neoliberal; b) estetização do corpo e empreendedorismo de si; c) discursos sobre saúde, bem-estar e beleza; d) regimes de controle: dataficação, algoritmos e vigilância; e) discursos de ódio, desinformação e cyberbulling; f) estratégias midiáticas de apropriação da diversidade e da inclusão; g) publicidade, ativismos de marca e resistências; h) práticas decoloniais nas culturas do consumo.


 

GT 6 – CONSUMO, LITERATURA E ESTÉTICAS MIDIÁTICAS

Coordenação: Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza

Ementa: Este GT objetiva discutir a comunicação publicitária e sua produção de sentido voltada para as práticas de consumo, a partir de sua relação visceral com as matrizes da narrativa literária. Assim, acolhe as pesquisas e os debates em torno das seguintes temáticas: a) estudos focados nas lógicas de produção do discurso publicitário; b) elementos da poética publicitária; c) publicidade e os processos de contaminação da linguagem; d) interfaces entre teoria literária e publicidade; e) práticas de consumo no universo literário; f) estética e retórica do consumo; e) formas publicitárias e estetizações literárias; f) historiografia da publicidade; e g) produção e consumo de narrativa publicitária.


 

GT 7 – PRÁTICAS MIDIÁTICAS, REDES SOCIOCOMUNICACIONAIS E CIDADANIA

Coordenação: Profa. Dra. Denise Cogo e profa. Dra. Gabriela Ramos de Almeida

Ementa: O GT visa acolher pesquisas em torno das interfaces entre comunicação, consumo e cidadania que se orientam pela reflexão sobre práticas e políticas nos contextos midiáticos. Ao mesmo tempo em que é possível verificar a manutenção de corpos, sujeitos e saberes que ocupam historicamente lugares de poder e de visibilidade em contextos midiatizados, as mudanças nas lógicas de produção, circulação e consumo de mídias nas últimas duas décadas, sobretudo com as redes sociais digitais, permitiram também a emergência de diversos sujeitos, em geral., tratados como outros. A partir de seus posicionamentos de classe, de raça e etnia, de nacionalidade, de gênero e de orientação sexual, esses sujeitos disputam narrativas, imaginários e direitos por meio da participação ativa em espaços de visibilidade e de trocas comunicacionais. Busca-se reunir estudos e reflexões sobre as experiências e práticas individuais e coletivas em que estejam implicados processos de apropriações e usos comunicacionais e ou midiáticos articulados às demandas e mobilizações por cidadania em suas múltiplas dimensões: econômica, social, estética, política, jurídica, universal e comunicativa. Em um cenário de convergência tecnológica e digital, busca-se enfatizar as experimentações, práticas e agenciamentos culturais e comunicacionais que são produzidos pelos sujeitos em espaços locais, nacionais, transnacionais a partir de dinâmicas que constituem e são constitutivas das redes.


 

GT 8 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E LITERACIAS DIGITAIS

Coordenação: Profa. Dra. Egle Müller Spinelli

Ementa: Este GT objetiva tratar de questões teórico-práticas para compreensão do campo da produção e consumo midiático e digital. Tem como intenção promover reflexões e discussões sobre processos comunicacionais, socioculturais e políticos de consumo referentes ao desenvolvimento de competências de literacias para cidadania relacionadas às práticas de informação, educação e entretenimento. São contempladas investigações que dialoguem com: a) literacias para a produção e consumo midiático e digital; b) formação de competências digitais para o século XXI; c) múltiplas formas de literacias nas ambiências digitais; d) práticas de consumo consciente e sustentável; e) fenômenos da comunicação e consumo na educação formal e informal; f) comunicação e consumo no contexto de desordem informacional, polarização política e violência digital.

Palestras

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